quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dias de crise, crise que deveria ser usada em prol do Clube.

De uma grande bomba, pode-se tirar a lição, e sair vitorioso.

Meus Amigos e Irmãos de Escudo,

Durante o jogo de domingo último, mas precisamente no intervalo, explodiu uma crise anunciada nas entranhas do nosso Glorioso Alvinegro. Vou tentar organizar os últimos acontecimentos, se não lograr êxito, me desculpem, pois meu raciocínio está em pane, vamos lá:

Caso Jônatas:
  • Jogo contra o Vitória rolando em seu 1º tempo, o Botafogo até se comportando bem, tendo maior volume de jogo e desperdiçando seguidas chances de abrir o placar, em um contra-ataque sofremos um gol, com este o time se abate(normal até), termina e esperamos que no intervalo se acalmem os nervos e possamos voltar para virar o placar. Mas o que ocorre é exatamente o oposto, o time volta abatido sem a menor postura de quem irá buscar a virada, pior, toma mais dois gols, e totalmente abatido ainda consegue descontar. Termina o jogo e uma pergunta me martela os pensamentos: - O que aconteceu?
  • De início, foi dito que houve uma discussão no intervalo, causada pela substituição do Jônatas, não aceita pelo mesmo, gerando uma confusão com o Gerente de futebol Márcio Touson. Surgem rumores de que Eduardo também se envolve na confusão e que teria ocorrido até agressão física entre Jônatas e o Gerente. É dito que o atleta(Jônatas) queria se encaminhar para um Delegacia para prestar queixa, sendo impedido por seu empresário, para que não se piorasse as coisas.
Invasão do Grande Engenho:
  • No fim do jogo é noticiada a tentativa de invasão do vestiário, por parte de integrantes de torcida, polícia chega e aborta a tentativa, ônibus da equipe com membros da comissão técnica sai do estádio, polícia vai embora, agora sim, ocorre invasão de integrantes da torcida, dizem que jornalistas passam sufoco dentro do estádio.
  • A segunda-feira chega, e várias notícias são publicadas sobre as ocorrências da noite anterior, algumas foram: André Silva se reuniu(ainda na noite anterior)com dois representantes de uma torcida organizada, que impuseram o afastamento de atletas; Márcio Touson teria agredido fisicamente o atleta Jônatas; Afastamento de Jônatas e Eduardo da delegação que iria ao Equador; Estevam diz que só ficará no grupo os atletas que realmente estejam comprometidos em tirar o Clube da situação calamitosa no brasileirão; Viagem do elenco para o Equador, com a presença de André Silva, Anderson Barros e Maurício Assumpção; Vice-Geral anuncia mudanças drásticas no departamento de futebol(demissão de Anderson Barros e exoneração de André Silva são especuladas), marca reunião emergencial para quinta-feira, assim que os elementos do Conselho diretor chegarem do Equador. Devem ter surgido outras, que minha memória não me permite lembrar agora.
Reunião do Conselho deliberativo:
  • Chega a terça-feira, focos de crise "pipocam" por todos os lados, no entanto, a expectativa maior é a reunião que acontecerá na sede de General Severiano. Nesta reunião, além de vários assuntos inapropriados, que não merecem sequer citação, são aprovados tres pedidos: A demissão de Anderson Barros; A exoneração de André Silva e a não liberação de 50% da carga de ingressos para a torcida do flamengo para o próximo clássico no Engenhão. Mais pauta para a reunião de quinta.
Dia do jogo contra o Emelec:
  • Tudo dentro do que se pode chamar de tranquilidade, tendo em mãos o que se apresentou anteriormente, e eis que se apresenta mais um estouro, mais uma bomba. Aparece uma entrevista gravada em vídeo do atleta Roger(Atacante do Vitória) dizendo que o nosso CAPITÃO Juninho, pediu para que o time deles tocasse mais a bola para que não saíssem mais gols(LINK AQUI), realmente estamos perto de não faltar mais nada. Creio até que com a chegada desta bomba lá no Equador, se pensou em tirar o CAPITÃO do jogo, pois em determinado momento foi anunciado no SporTV que Thiaguinho e Juninho eram dúvidas para o embate, porém como se confirmou a contusão do Thiaguinho, não deve ter havido jeito.Mais uma situação a ser analisada na reunião de quinta-feira.
  • O jogo em si foi terrível. Mas a classificação veio.
Meus Amigos,

Acordo hoje com a expectativa de apenas aguardar o desenrolar da tal reunião. Não é que ainda faltava algo. Recebo por e-mail através de um amigo, uma entrevista do Presidente Dentista ao V.A.(Vestiário Alvinegro) que reproduzo abaixo:

PRESIDENTE ESVAZIA REUNIÃO E DIZ QUE CLUBE PRECISA
PAGAR COMPROMISSO PELA CONTRATAÇÃO DE ZÉ ROBERTO

Falando após a derrota (2 x 1) para o Club Sport Emelec, na noite de quarta-feira, na saída do vestiário no Estádio George Capwell onde o Botafogo (graças ao placar agregado) obteve a classificação para a fase de quartas-de-final da Copa Sul-Americana, o presidente Maurício Assumpção confirmou: o clube está sendo cobrado (US$ 800 mil) pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). A dívida foi contraída e não honrada mais tarde pela administração Paulo Roberto de Freitas, em 2005, no ato da transferência de Zé Roberto junto ao Kashiwa Reysol, do Japão: "Se não pagar perderemos pontos no Brasileiro." E mais: não haverá reunião alguma nesta quinta-feira: "Daqui vou seguir para Goiânia. A reunião é de rotina. Vamos conversar uma série de situações. A minha administração não é autoritária. Vamos ter uma conversa de avaliação. Como a gente sempre faz com todos os membros da diretoria."

"Vamos falar sobre a situação no Brasileiro, dos problemas que envolvem o clube, sobre como obter os recursos necessários para honrar os nossos pagamentos e o dinheiro para pagar a FIFA. É mais uma que deixaram para nós." A respeito da situação de Jônatas foi direto: "Ele está treinando e caso Estevam queira volta ao grupo. Que eu saiba, não houve agressão alguma no vestiário. A questão dele é puramente técnica." O presidente comemorou a classificação e a verba a mais que o clube receberá por ter avançado de fase na competição continental:

"O mais importante é a classificação porque dá um moral ao grupo e trás recursos para um clube que apesar de todas as dificuldades está conseguindo estar em dia com os compromissos. E no domingo o time vai para dentro do Goiás porque precisa da vitória. Eu sou um torcedor. Estou presidente, mas continuo torcedor. E a torcida do Botafogo não merece o que está passando. Então, eu acredito que o time vá com ânimo renovado para enfrentar o Goiás." Maurício Assumpção garantiu ser zero a chance de o Botafogo repatriar Maicossuel ("Pedimos prioridade para uma futura negociação porque não é verdade que esteja fora do time. Vem sendo lançado aos poucos.") e admitiu conversar sobre Dodô.

"Primeiro tenho de saber se ele estaria disposto a se matar pelo clube. Ano que vem não queremos ver a atual situação se repetir. Se estiver disposto, a gente conversa. Não custa nada e eu gosto de uma boa conversa." O presidente certamente deve saber que Dodô tem altíssimo índice de rejeição junto à cachorrada desde o episódio do dopping. À época, o ex-presidente Carlos Augusto Montenegro chegou a declarar que Dodô jamais voltaria ao clube. No mês passado, em entrevista ao jornal "Folha de São Paulo", o atacante acusou os departamentos de fisiologia e nutrição pelo ocorrido. O caso está aos cuidados do Departamento Jurídico.
Antes de deixar o estádio, o presidente presenteou com camisas oficiais do Botafogo algumas crianças equatorianas que cercavam o ônibus.

* * * * *

Reparem nas partes em negrito, e me ajudem a descobrir se fora o rebaixamento(que ainda acredito que não ocorra), falte mais alguma coisa.

SAN!!!!!!

2 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

tá difícil amigo...

ver todas estas notícias e saber que as coisas podem piorar ainda mais, caso novas derrotas nas próximas rodadas...o omisso assumpção está cada vez mais perdido, totalmente sem rumo...a reunião que seria hoje já foi adiada, e os problemas seguem sem data para terminar...a única coisa que me consola nesta disputa contra o rebaixamento, é que náutico, santo andré e sport são tão ruins quanto a gente (me refiro ao time)...até para se classificar na sul-americana, o time conseguiu perder para um time horroroso, que aqui no Brasil jogaria a segundona e ainda assim lutaria contra o rebaixamento...está cada vez mais difícil acreditar, pois a bagunça generalizada tomou conta...deus salve o nosso amado botafogo!!!

abraço!!

Álan leite disse...

É Fernando,

Na minha postagem de hoje, comento que a crise pode ser usada a nosso favor, basta ter inteligência. Vamos torcer.

SAN!!!!