terça-feira, 18 de outubro de 2011

"O Anjo das pernas tortas"

Hoje faria 78 anos.

Para marcar a data, abaixo algumas curiosidades já bastante conhecidas, mas que nunca serão esquecidas:


Cquote1.svg
Se há um Deus que regula o futebol, esse Deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um Deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho.
Cquote2.svg


Manoel dos Santos, o Mané Garrincha ou simplesmente Garrincha (Magé18 de outubro de 1933 — Rio de Janeiro20 de janeiro de 1983), foi um futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes apesar do fato de ter suas pernas tortas. É reconhecido entre especialistas de futebol e ex-jogadores como o segundo maior futebolista da história.[1] No auge de sua carreira, passou a assinar Manoel dos Santos, em homenagem a um tio homônimo, que muito o ajudou. Garrincha também é amplamente considerado como o maior driblador dahistória do futebol.[2]
Garrincha, "O Anjo de Pernas Tortas" [1], foi um dos heróis da conquista da Copa do Mundo de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo de 1962 quando, após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro. Com Garrincha e Pelé jogando juntos, a Seleção jamais perdeu uma partida sequer.

Infância: o apelido "Garrincha"

Bandeira da torcida do Botafogo em homenagem a Garrincha no Engenhão.
De origem humilde, com quinze irmãos na família, Manoel dos Santos era natural de Pau Grande, distrito de Magé (Rio de Janeiro). Sua irmã o teriaapelidado de Garrincha, fazendo uma associação com um passarinho muito comum na região serrana de Petrópolis, conhecido por este nome.[3]


As pernas tortas

Uma das características marcantes que envolvem a figura de Garrincha relaciona-se a uma distrofia física: as pernas tortas. Numa perspectiva frontal, por exemplo, sua perna esquerda, seis centímetros mais curta que a direita, era flexionada para o lado direito, e a perna direita, apresentava o mesmo desenho. Afirma Ruy Castro em seu livro que já teria nascido assim, mas há vários depoimentos no sentido que tal característica tenha sido sequela de uma poliomielite.


Primeiros brilhos

Com quatorze anos de idade começou a jogar no Esporte Clube Pau Grande e seu talento, já manifestado, despertou a atenção de Arati: um ex-jogador do Botafogo. Teve uma breve passagem pelo Serrano Foot Ball Club, time de Petrópolis, região serrana do Rio. Foi este o primeiro clube a pagar quantias em dinheiro para que Garrincha jogasse futebol. Após esta passagem pelo Serrano, foi treinar no time do Botafogo de Futebol e Regatas. Não se sabe com certeza quem o levou a fazer um teste no Botafogo, mas nos minutos iniciais do primeiro treino, ele teria dado vários dribles em Nílton Santos, o qual já era um renomado jogador.[3]


Vida pessoal

Garrincha casou-se com Nair, namorada da infância, com quem teve oito filhas e também teve uma filha. Suas filhas Tereza e Nadir já estão falecidas[quando?]. Separou-se de Nair e foi casado comElza Soares por 15 anos, de 1968 a 1983. Os dois tiveram um filho, Manoel Garrincha dos Santos Júnior (9 de julho de 1977 — 11 de janeiro de 1986), morto aos 9 anos de idade num acidente automobilístico. Neném, o filho dele com Iraci, anterior ao casamento com Elza, também morreu num acidente em Portugal em 20 de janeiro de 1992, aos 28 anos. Garrincha também é pai de um filho que mora na Suécia.

Pelo Botafogo (Rio de Janeiro)

Curiosidade: Mané Garrincha atuou pelo Botafogo de 21/06/1953 até 16/09/1965. com ele em campo o Botafogo nesse período disputou 150 jogos contra os times do eixo RJ X SP, tendo supremacia sobre 5 deles(São paulo,Palmeiras,Corintihans,Flamengo,Fluminense e desvantagem apenas contra Santos e Vasco da Gama. Vejam os números dos confrontos:
Botafogo x S. Paulo - 10 jogos - 7 vitórias 2 empates e 1 derrota, Botafogo x Palmeiras - 15 jogos - 7 vitórias 3 empates e 5 derrotas, Botafogo x Corintihans- 11 jogos - 5 vitórias 3 empates e 3 derrotas, Botafogo x Santos - 15 jogos - 6 vitórias 1 empate e 8 derrotas, Botafogo x Flamengo - 34 jogos - 14 vitórias 10 empates e 10 derrotas, Botafogo x Fluminense - 32 jogos - 13 vitórias 9 empates e 10 derrotas, Botafogo x Vasco - 34 jogos - 10 vitórias 7 empates e 17 derrotas, [5]

Pela Seleção Brasileira


Pela Seleção Carioca


É isso, meu Irmãos de Escudo,

E não podemos esquecer que amanhã teremos mais um embate decisivo lá na Vila, e garanto que o "Anjo" lá estará para nos abençoar!

SAN!!!!!!!!!!!

0 comentários: