sexta-feira, 12 de agosto de 2011

107 Anos de Glórias e Emoções!


Parabéns Botafogo!!! Ode ao Botafogo

Ilmo Sr Presidente do CD, Dr. Luis Eduardo Miranda e demais membros da mesa do Conselho.
Ilmo Sr Presidente do Conselho Diretor Dr. Maurício Assunção, ex-Presidentes do Botafogo e demais Membros da Diretoria
Ilmos Srs Grandes Beneméritos, Beneméritos , Eméritos, Membros do Conselho, Senhoras e Senhores presentes.
Seria um sacrilégio de minha parte ousar discorrer sobre a história do Botafogo diante de alguns PHD no assunto, como os ilustres Professores Brás Francisco Pepe e Francisco Camões de Meneses, por quem nutro enorme respeito e consideração.
Vou, portanto, viajar em meus próprios sentimentos de paixão pelo mais místico entre todos os clubes do mundo.
O Botafogo é, definitivamente, algo muito diferente. Somos muito mais do que um clube grande, somos um clube mágico, e a magia flutua soberana por sobre a grandeza!!!
Dizem os adversários: Vocês tem menos títulos cariocas do que nós e o Botafogo responde do alto de sua magia: Danem-se os títulos cariocas, que um dia poderemos tê-los muito mais do que todos, mas nossas conquistas são únicas e nenhum outro clube poderá conquistá-las. Nas décadas de 50 e 60, muitas vezes, enquanto corria o Campeonato Carioca, nosso imbatível esquadrão deixava tudo para trás, nas mãos dos briosos Aspirantes, e partiam para desfilar seu futebol encantado em todas as partes do mundo. O Botafogo era tão grande que não cabia em sí, e o Campeonato Carioca muito pequeno para sua dimensão.
Por termos nascido e vencido com o Regatas no século 19, somos os únicos campeões em 3 séculos!!!! Ninguém chegará nesta marca e, daqui a 100 anos, caso algum clube o faça, certamente já seremos campeões em 4 séculos.
Primeiro o Regatas em 1894, depois o Futebol em 1904 e, finalmente, da tragédia de Albano e da poesia de Augusto Frederico Shimidt, nasce o Botafogo de Futebol e Regatas, que possui 3 pavilhões, aniversaria 3 vezes por ano e, por isso mesmo, constitui-se na Santíssima Trindade do Esporte Brasileiro. O Glorioso Botafogo que faz com que se quedem de emoção até os mais ferrenhos dos adversários, como o fez Mario Rodrigues Filho, o homem que virou Maracanã, em sua belíssima crônica de 1956, intitulada O Clube de Capa e Espada o D’Artagnan do século XX,

Que torcedor do mundo poderia desfilar os nomes de Nilton Santos, a Enciclopédia do Futebol, de Mané Garrincha, O Anjo das Pernas Tortas, de Didi, O Príncipe Etíope, de Amarildo, O Possesso, de Zagallo, A Formiguinha, de Quarentinha, O maior artilheiro de nossa história, de Jairzinho, O Furacão da Copa, de Gerson, O Maestro, de Paulo Valentin, de Heleno de Freitas, de Carvalho Leite, de Otávio de Moraes, de Roberto Miranda, de Túlio Maravilha e, por que não, de nosso grande Loco Abreu, enquanto os adversários tem como único e grande ídolo do passado, verdadeiras decepções nacionais. A relação de grades ídolos e craques, evidentemente, não para por ai, mas para enumerar todos eles a noite é muito curta e por citar alguns, já devo ter cometido alguma injustiça. Este é o grande problema do Botafoguense. Teremos que parar com as estátuas de nossos craques no Engenhão, sob pena de interditarmos o Estádio!!!!
Na história do país lá está o Botafogo presente até mesmo no cotidiano, quando virou notícia pelo episódio passional de Euclides da Cunha, que acabou por ferir gravemente nosso craque Dinorah.
No Navio que partia para segunda Guerra Mundial, Transportando os nossos primeiros pracinhas, lá estava no tombadilho nosso craque Geninho, tremulando o pavilhão Alvinegro.
E mais recentemente, em uma passagem relatada pelo ex Presidente Fernando Henrique Cardoso, que quando estava de férias na casa de praia do então Governador de Alagoas, viu que na casa ao lado, uma família inteira se reunia pela manhã, próximo a um mastro no quintal, para o que ele imaginou como uma cerimônia cívica em torno do Pavilhão Nacional, e qual não foi sua surpresa, quando viu subir ao mastro, ao som de nosso Hino, a Bandeira do Botafogo. Tratava-se do então Procurador da República Marcelo Laveneré que há muito cultuava esse costume com sua família.
Não bastasse tudo isto e ainda tivemos nosso escudo eleito por toda a crônica esportiva internacional como o mais belo do mundo!!! Lá está a Estrela Solitária, que brilha nas noites estreladas em todos os cantos do Planeta e que inspirou nossos remadores no século 19. Quando olhamos para o céu, vemos milhões de Estrelas Solitárias e dirão alguns; Como solitárias, se são em milhões? Separadas como estão por anos luz, viverão eternamente, em sua solidão, emanado raios luminosos ao nosso Glorioso!!!!.
Em certa ocasião, quando acabara de abandonar os campos, Garrincha foi pela primeira vez ao Maracanã e era um jogo do Botafogo. Estava ele ao lado do jornalista Juca Kfuri e este percebeu que, quando o Botafogo entrou no gramado, Seu Mané com os olhos marejados, olhava a torcida alvinegra e disse: Juca, o Botafogo é um clube diferente. Não sei te descrever a emoção que sinto agora vendo, pela primeira vez, o Botafogo entrar em campo e eu nas arquibancadas;....e o Juca tentou ponderar, dizendo que a emoção era a mesma que sentiam os torcedores dos outros clubes; e Seu Mané respondeu: Não é não Juca, é diferente, quando o Botafogo entra em campo, com cada jogador entra em campo uma história, cada uma dessas camisas tem um peso enorme, pois levam com ela a alma de jogadores que foram únicos!!!!!.....e isto foi dito, meus senhores, pelo homem que, na Seleção Brasileira, transportava um Rei em suas costas, mas que só vestiu a coroa da humildade.
Somos o clube que mais jogadores cedeu à Seleção Brasileira e jamais seremos alcançados!!!! Nossas únicas ameaças são o Barcelona e o Real Madri e hoje, como a nossa seleção já não merece os nossos craques, nos damos ao luxo de cedê-los para a briosa Celeste Olímpica.
Ninguém escolhe ser Botafoguense, ao contrário dos outros, nós somos escolhidos por ele. É uma predestinação. O Botafogo é uma sequência de vidas.
Por tudo isso, senhores, o Botafogo precisa, merece e exige respeito de todos aqueles que recebem a missão de conduzir o seu destino. As glórias que alguém possa ter dado ao Botafogo no passado, nas lhes outorga, em absoluto, o direito de vilipendiá-lo, muito pelo contrário. temos que ser, todos nós, guardiães de sua glória e de sua honra. Nunca duvidem de um verdadeiro Botafoguense, pois Botafogo é amor e paixão!!!!!
Em nome de todos os Botafoguenses, presentes ou ausentes, vivos ou na eternidade, agradeço a Deus por sermos os escolhidos e termos nascido sob o signo da Estrela Solitária.
Peço agora, a todos os presentes que, de pé , ofereçamos uma salva de palmas ao Glorioso Botafogo de Futebol e Regatas!!!!!!

Antonio Henrique Azevedo de Noronha
Sócio n° 496-Conselheiro 2009/2011



MC: Assistam também a uma exposição de fotos maravilhosa no link a seguir.


http://botafogo.com.br/interatividade/timeline.asp

Obrigado por tudo meu amado BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS!!!!!!!!!!!!!!!

SAN!!!!!!!!!!!!!!!

0 comentários: