domingo, 28 de agosto de 2011

Devagar, Devagarinho........

Em clássico de três gols em oito minutos, time de Caio Júnior faz 2 a 1 de virada e termina a metade inicial do Brasileiro com 59,6% de aproveitamento

A noite parecia que seria de mais um empate no Engenhão. Até que começou o segundo tempo. Fluminense e Botafogo decidiram que era hora de dar emoção ao clássico Vovô e aceleraram com três gols em oito minutos. De virada, o Alvinegro confirmou a vitória por 2 a 1 e vai dormir no G-4, com a meta de aproveitamento para o primeiro turno alcançada na prática. Caio Júnior queria 60%. O time tem 59,6%. Certamente o técnico não vai reclamar da diferença.
O resultado fez o Botafogo subir duas posições e chegar à terceira. Empate ou vitória de São Paulo e Vasco neste domingo, porém, devolvem o time à colocação de origem. Pior para o Fluminense, que caiu para o décimo lugar e ainda pode ser ultrapassado pelo Cruzeiro ao fim da última rodada.
O segundo turno já começa na quarta-feira. Às 21h50m, o Alvinegro receberá o Palmeiras no Engenhão, e o Tricolor vai ao Morumbi para enfrentar o São Paulo, no mesmo horário.
Ansiedade deixa placar zerado
Menos de um minuto após o apito inicial, Souza já estava no chão. Depois de uma dividida com Renato, o volante sentiu dor nas costas e teve de ser atendido pelo departamento médico tricolor. O lance deu uma mostra de como estavam os ânimos dos dois times. As divididas e a  ansiedade deram o tom nos primeiros minutos. Muitos erros de passes - 31 no fim do primeiro tempo - e jogadas desencontradas proporcionaram um jogo truncado no Engenhão, sem chances claras de gols para nenhuma das duas equipes.
fred fluminense fabio ferreira botafogo (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Fred tenta passar pela marcação de Fábio Ferreira (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)
Mais arrumado em campo, o Botafogo, então, começou a aparecer. Elkeson assumiu a ponta direita e não tomou conhecimento da marcação de Carlinhos. O Alvinegro aproveitou o espaço e as faltas recebidas pelo meia. Logo na primeira cobrança, o número 9 obrigou Diego Cavalieri a se esforçar para defender no canto direito.
Loco Abreu ainda não tinha aparecido no jogo. E quando apareceu, decepcionou. Marcelo Mattos fez lindo lançamento para Maicosuel, que cruzou o campo e tocou para o atacante. Sozinho, o uruguaio esqueceu de olhar para o gol. De cabeça baixa, chutou para fora, para desespero de Herrera, que assistia ao lance do lado.
E se de um lado Loco não conseguia chegar ao gol, do outro era a bola que não encontrava os atacantes tricolores. Sem jogadas, o Fluminense levou Fred e Rafael Moura a recuarem para conseguir jogar. Nem assim os dois tiveram boas chances.
Fred só apareceu quando acertou o cotovelo em Fábio Ferreira numa disputa pelo alto. O zagueiro sangrou muito e acusou o atacante de ter atingido seu rosto propositalmente. Fred levou cartão amarelo. Do lado de fora, o defensor teve até a ajuda de Caio Júnior, que, preocupado, o auxiliou a trocar a camisa manchada.
A preocupação do técnico fazia sentido. A defesa precisava se recompor. Lanzini começou a jogar. Antes preso na marcação pela esquerda, o argentino descobriu o melhor caminho e deu trabalho para a zaga alvinegra. Primeiro, foi à linha de fundo, girou e achou Carlinhos, que bateu na defesa. Depois, recebeu de Diogo e mandou uma bomba para fora. Um suspiro para a torcida tricolor, que ainda não tinha visto chances de gol.
O Flu melhorou no fim do primeiro tempo. Já o Botafogo pecou muito nas finalizações, como no preciosismo de Loco Abreu, que tentou um chapéu em Márcio Rosário e perdeu a oportunidade de abrir o placar.
Elkeson e Lucas definem
O início do segundo tempo foi como um despertador para os dois times. Duas bolas foram para as redes com menos de um minuto de diferença. O Tricolor fez as honras primeiro. Souza cobrou escanteio. Herrera esqueceu a marcação e ficou só assistindo à cabeçada do gol de Fred. Na comemoração, o camisa 9 deu um grande abraço em Abel Braga.
elkeson botafogo gol fluminense  (Foto: Wagner Meier / Agência Estado)Elkeson comemora primeiro gol no estilo UFC (Foto: Wagner Meier / Agência Estado)
Mas não deu nem tempo de a  torcida vibrar. Um minuto depois, Elkeson recebeu na ponta direita, passou acelerado por Márcio Rosário e Gum para chutar no canto de Diego Cavalieri. Enquanto o goleiro colocava as mãos na cabeça, o meia comemorava com socos no ar, no estilo UFC, evento de lutas marciais que acontece no Rio de Janeiro neste sábado.
Os gols aumentaram o ritmo do jogo. Mas, apesar de o Tricolor começar a atacar mais, a defesa ainda se mostrava sonolenta. No contra-ataque, o Botafogo virou. E em três toques. A bola saiu das mãos de Jefferson, que passou para Loco Abreu. Sem ser incomodado, o atacante percorreu todo o campo e chegou à entrada da grande área, tocando para Lucas chutar cruzado: 2 a 1.
Abel Braga não queria encerrar o primeiro turno com uma derrota e trocou Diogo por Martinuccio e Souza por Ciro. Caio Júnior respondeu com a entrada de Felipe Menezes, Gustavo e Cidinho. Mas nada adiantou. A bola não balançou mais as redes, e a festa foi alvinegra no Engenhão.

0 comentários: